Image default
CUSCO

EVENTOS ANUAIS DE CUSCO IMPERDÍVEIS

FESTIVAIS ANUAIS DE CUSCO

Cusco é uma cidade cheia de novidades para você conhecer. Entre elas estão os diversos festivais típicos da região. Atraem turistas de todo o mundo. Está pensando em viajar ao Peru? Que tal conhecer alguns dos eventos anuais de Cusco? Olha esse post!

Cusco

CARNAVAL

Não podia ficar de fora dos eventos anuais de Cusco! Inclusive o carnaval lá é tão festivo quanto o nosso (se não for mais)! É considerado por muitos a festa mais alegre da região.

O carnaval em Cusco é único. Em primeiro lugar é muito colorido com roupas típicas. Os participantes fazem coreografias animadas na ocasião. Tem brincadeiras na água e yunzas (árvores enfeitadas com balões e presentes para as pessoas). Uma semana antes do principal dia do carnaval, acontece o ‘Día de Los Compadres’ (festa dedicada aos homens). Um dia depois é o ‘Día de Las Comadres’ (festa dedicada às mulheres). O carnaval acontece principalmente em todos os domingos de fevereiro.

Plaza de armas
Carnaval Cusco

INTI RAYMI

Este festival é um dos principais eventos anuais de Cusco. A festa de Inti Raymi vem dos incas e celebra o sol. A Festa do Sol acontece no solstício de inverno (junho). Ela comemora o fim de um ano e o início do outro. A cidade se transforma completamente com festas, danças, trajes típicos – tudo muito colorido. A parte mais importante da festa acontece no dia 24 de junho. Nessa data, todo mundo acorda cedo para ver a invocação ao sol em Qorikancha. Depois todos saem em procissão até a Plaza de Armas e vão para Sacsayhuamán, onde acontece a cerimônia principal. Quando a festa acaba, todo mundo volta para a Plaza de Armas a noite. Eles costumam se juntar em grupos bem animados para tocar e dançar.

INTI RAYMI EN CUSCO
Inti Raymi

CELEBRAÇÃO PRINCIPAL DO INTI RAYMI

No templo sagrado de Qoricancha se faz uma pequena cerimônia de invocação ao Sol. Depois dela, todo mundo vai até a esplanada de Saqsayhuaman para realizar a comemoração principal.

Quando chegam na esplanada, ao ritmo da música interpretada por delegações dos quatro suyos vestindo roupas típicas, desfilam tantoñustas, coyas e pallas. Eles acompanham o “soberano inca” que é transportado em sua litera (tipo de carruagem). Ele é seguido por todo seu séquito de orejones (nobres). Enquanto tocam vários instrumentos de sopro, o soberano inca se levanta estendendo seus braços em homenagem ao Sol (Inti). Ele neste momento eleva os vasos cerimoniais de ouro repletos de chicha. Uma visão que você nunca mais vai esquecer!

Inti Raymi
Inti Raymi

QOYLLUR RIT

Esse evento anual de Cusco celebra as estrelas. Acontece no fim de maio ou início de junho e sempre na lua cheia. No Vale Sinakara, sul de Cusco, vão todos os que querem fazer parte do evento. Mais de 10 mil pessoas viajam até o local todo ano para participar.

Segundo a tradição, participar do Qoyllur Rit faz as colheitas do ano seguinte serem boas. A festa também tem tradições católicas e celebra uma pintura do Menino Jesus. Em 2011 a festa virou Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, da Unesco.

Qoyllur Rit

FERIADO ANUAL DA PONTE Q’ESWACHAKA

Este é um dos mais interessantes eventos anuais de Cusco. No segundo domingo de junho, as comunidades camponesas perto da cidade de Q’ehue comemoram a reconstrução da ponte  Q’eswachaka. Esta é uma das últimas pontes incas penduradas que ainda são usadas no Peru. É Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 2013.

Todo ano, os habitantes de cinco províncias vizinhas à Cusco trabalham juntos por quatro dias. O objetivo é substituir a antiga ponte por uma nova. Tudo é acompanhado por música, dança e pratos típicos de Cusco. A reconstrução da ponte é um evento turístico muito popular. Recomendo que você atravesse a ponte suspensa – fica a 30 metros acima do rio Apurimac. Experiência única na vida!

Ponte inca de Qeswachaka + 4 lagoas full day | Peru Grand Travel
QUESHUACHACA, PONT INKA - Quechua Earth Travel Agency : Quechua Earth Travel Agency

FESTAS PÁTRIAS EM CUSCO

As festas em comemoração à Independência do Peru também são eventos anuais imperdíveis em Cusco. Além da tradição militar, são marcadas por outros eventos misturados. Esse feriado é um dos principais atrativos para os turistas. Acontece em 28 e 29 de julho. Vale a pena conhecer também!

Desfile Cívico Militar

FESTIVAIS DE DANÇA

Cusco possui treze províncias. Cada uma tem suas danças bem como roupas tradicionais para desfiles. Eles acontecem na praça principal. As mais importantes são as seguintes:

  • Dança Mestiza Coyacha – típica da província de Paucartambo. Representa os namoros complicados.
  • Dança dos Negritos – comemora a libertação dos escravos. Nesta dança todos usam máscaras negras.
  • Dança do Capac Chuncho – representa os guerreiros de Kosñipata. Uma das províncias de floresta da região de Cusco.
  • Dança do Ukuku – Todos usam máscara branca que cobre o rosto.
  • Dança dos Jilgueros – um homem corteja e a dama aceita ou não a proposta do homem. É uma dança bem alegre.
Cores vibrantes do Peru on Behance
Cusco
cusco festas

FESTIVAIS DE GASTRONOMIA

Em todos os eventos anuais de Cusco também são realizados eventos culinários. É a oportunidade de saborear o melhor da comida local. Você poderá conhecer o chiriuchu (prato com abóbora e frango) ou o adobo (sopa tradicional de Cusco). Também pode experimentar o kapchi de zetas (ensopado de cogumelos). Vale a pena programar a viagem para pegar os festivais gastronômicos!

gastronomia peru

DESFILE

Este é outro dos eventos anuais de Cusco bem peculiar. Para os brasileiros, a palavra “desfile” está bastante associada aos militares. Mas em Cusco (e em todo o Peru), os desfiles acontecem durante todo o ano. Nos feriados as escolas de Cusco fazem coreografias especiais. Eles realizam concursos para escolher as melhores. Os prêmios do desfile são bem disputados pelos diferentes grupos.

eventos anuais cusco

PARADA MILITAR

Os militares peruanos também participam dos eventos anuais de Cusco (aliás do país). O desfile militar acontece na Avenida De la Cultura em 29 de julhoToda a cidade se transforma nesta data. As pessoas decoram casas e comércios com bandeiras. As comidas típicas e feiras também estão presentes. Algo interessante durante o desfile são os soldados apresentando sua habilidade com armas. “Combatentes incas” também participam. Aliás, eles tradicionalmente fazem questão que ninguém fique de fora: exército e bombeiros estão incluídos. Os policiais e até os funcionários da aduana participam do desfile também. Ou seja, este é o evento em os cidadãos os reconhecem pelo trabalho que prestam. É incrível!

Cusco: Fiestas Patrias
Cusco: Así fue la parada y desfile por Fiestas Patrias en Cusco (FOTOS) | NOTICIAS CORREO PERÚ

O QUE OS CLIENTES DIZEM

EVENTUS ANUAIS CUSCO 
TripAdvisor

Espero que você conheça os eventos anuais de Cusco. Vale a pena programar a viagem para estar em alguns deles! Se quiser compartilhar alguma outra dica, deixa aqui nos comentários! E se quiser ajuda para programar sua viagem estou à disposição! Um abraço e até a próxima!


Sabia que tem aplicativos para te ajudar (e muito!) quando você for ao Peru? Dá uma olhada neste link!

Precisa de ajuda com o seguro viagem? Te ajudo também! 

Quer ganhar também um desconto maravilhoso na hospedagem? Deixa comigo!

Por fim, se preferir, chama pelo whatsapp! Estou à disposição para te ajudar da melhor forma!

Posts que podem te interessar :)

PONTOS TURÍSTICOS EM CUSCO

abreunathali

RESTAURANTE BEMBOS – FAST FOOD PERUANO

abreunathali

PIZZARIA ALLEGRA

abreunathali

20 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE CUSCO

Laíse Mesquita

MACHU PICCHU – EXPLICANDO OS PASSEIOS

camilacscardua

MERCADOS POPULARES DE CUSCO

Laíse Mesquita

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: