Image default
CHILE

15 HÁBITOS CHILENOS INTERESSANTES

Para conhecer o Chile de uma forma mais interessante não basta somente visitar os pontos turísticos principais e saber de sua história, mas também é importante conhecer e saber um pouco sobre os costumes e hábitos chilenos, que fazem grande parte da cultura de seu povo.

Os chilenos tem alguns costumes bem diferentes e interessantes, que você pode gostar e até mesmo inserir em suas rotinas, como também pode achar bem estranho hahaha. Neste post listei os hábitos chilenos mais comuns e que com certeza você irá presencia-los enquanto estiver por aqui.


COMER ABACATE COM SAL

Pode parecer um pouco estranho quando pensamos em abacate com sal, mas os chilenos não são os únicos acostumados a comer dessa forma. Pelo contrário, esse hábito é mais comum do que você imagina. O abacate é consumido em grande escala pelos mexicanos, americanos, peruanos, chilenos e muitos outros países. O abacate com sal não está presente apenas nos pratos de guacamole, mas também faz parte de sanduíches, sushis, saladas, e até mesmo presente na mesa do café da manhã. Em terras chilenas, vale a pena provar uma comida com abacate.

habitos chilenos

ATIVIDADES NOS PARQUES DA CIDADE

Imagine uma cidade cheia de parques bem cuidados, arborizados, com brinquedos para crianças, atividades para os adultos e uma grama gostosa para deitar e descansar. Santiago é exatamente assim, uma capital de ruas movimentadas, mas também com muito movimento pelos seus parques. Acontece que os chilenos adoram aproveitar os parques para descansar, para ler, para conversar com os amigos, fazer piquenique e até mesmo para dormir. Essas atividades são muito mais frequentes no verão, onde o clima é mais favorável e o sol se põe muito mais tarde. Por isso, de todos os hábitos chilenos, esse é o que mais me impressiona e que acho lindoo.

habitos chilenos

TOMAR CHÁ

Tomar um chá quentinho quando faz frio, um chá pra curar uma dorzinha ou quando temos um resfriado; geralmente são nessas ocasiões em que pensamos no chá, mas o chileno pensa muito diferente. No café da manhã, depois do almoço, no café da tarde, no jantar ou no lanchinho da noite, o chá está presente na mesa dos chilenos. O chá preto costuma ser o mais consumido, mas o que não falta é variedade de chás. O clima também favorece o consumo do chá, sendo que no inverno ele é mais consumido devido as baixas temperaturas.

Como Fazer Chá de Boldo - Receita, Benefícios e Dicas ...

PATRIOTISMO NAS FESTAS PÁTRIAS

As Festas Pátrias marcam uma data muito importante para o Chile, a Independência da Coroa Espanhola. Para comemorar esse momento histórico, em todo território nacional se realizam festas com muita comida, bebida e dança típica chilena, as famosas Festas Pátrias. Por isso, esse é o evento anual mais esperado pelos chilenos.

O Chile ainda possui uma lei que para as Festas Pátrias, todas as casas e estabelecimentos devem ter uma bandeira chilena hasteada, correndo o risco de serem multados caso isso não ocorra. Mesmo assim, muitos seguem com suas bandeiras hasteadas o ano todo.

La Fiesta Patria de Chile

TOMAR ONCE

De hábitos chilenos, a Once é sagrada ahaha! Once é uma comida servida entre tarde e noite quando se toma um chá, suco ou café acompanhado de pães e bolos. Geralmente a Once dá lugar ao café da tarde e a janta e é muito comum nas casas chilenas. Então, se algum chileno te convida para tomar once, você não precisa se assustar hahha, é um café da tarde bem servido.

Onde tomar café da manhã no Rio – Cafeína

CHILENO GOSTA DE…CERVEJA!

Quando pensamos no Chile imediatamente lembramos dos maravilhosos vinhos chilenos. Por ser um dos maiores exportadores do mundo de vinhos e por sua qualidade de uvas imaginamos que os chilenos amam vinho. Mas não é bem assim.

Uma pesquisa feita recentemente mostrou que os chilenos gostam mesmo é de tomar cerveja. Além disso, o Chile produz algumas cervejas como a Austral Calafate, Kunstmann e Kross, com sabores variados que são deliciosas e valem a pena ser provadas.

Qual a diferença entre o chopp artesanal e o comum?

¿CACHAI, WEON?

O espanhol chileno pode não ser o mais fácil de se compreender já que é conhecido como um dos piores espanhóis da América Latina devido ao seu mal pronunciamento e seu grande número de gírias.

Pra ajudar um pouquinho na compreensão, existem duas palavras que chileno gosta de falar: CACHAI e WEON.

Cachai significa basicamente ENTENDER e WEON possui um duplo significado podendo ser de uma forma mais agressiva para se referir ou chamar alguém (como um tonto) e de outro lado WEON também pode ser usado de uma forma mais amistosa se referindo a um amigo. Então é preciso tomar um pouco de cuidado ao usar o Weon!

Pequeño diccionario cotidiano chileno-ecuatoriano


CHURRASCO NA MESA

No Chile o churrasco funciona de uma forma bem diferente do que estamos acostumados. De início, as carnes que são em cortes grandes e grossos ou peças inteiras vão para assar na churrasqueira. Depois disso, as carnes prontas vão sendo colocadas em travessas ou panelas para ir mantendo a temperatura e em seguida são servidas na mesa, todas de uma só vez.

Sabes cuáles son los mejores cortes de carne para la parrilla ...

ACAMPAR

Para aproveitar o bom clima do verão, muitos chilenos resolvem sair da capital nos fins de semana ou nas férias para descansar. Uma das principais opções de lazer para os chilenos são os campings que estão em setores como a Cordilheira dos Andes, praias e até mesmo no campo. Desde campings simples e básicos até mais sofisticados são algumas alternativas para passar um tempo com a família e amigos. Além disso, durante a noite o céu fica super iluminado sem as luzes da cidade. Lindoo!

Camping en Chile: Descubre nuevos destinos durmiendo bajo las ...

ORIENTE E PONIENTE (LESTE E OESTE)

Usar os pontos cardeais no Chile é uma prática muito comum para se localizar, especialmente em Santiago. Muitas estações de metrô  fazem referência as suas saídas de acordo com a direção cardeal em que está a rua. É muito comum encontrar avisos como ” Salida Manquehue Norte / Manquehue Sur” ou “Salida Poniente”. Para ficar mais fácil, a Cordilheira dos Andes é usada como referência, pois nela está o oriente (LESTE), onde nasce o Sol. Ela irá te ajudar na hora de se localizar pela capital e saber qual saída do metrô você deve optar.

Cordillera de Los ANDES - Santiago sur oriente

“PISCOLITA PERRIN”

A piscola é uma bebida típica chilena que não pode faltar nas festas de um chileno. Mas, você já ouviu falar da Piscola? A piscola é feita com Pisco (um tipo de aguardente chileno), coca – cola e gelo e é uma delícia. Então, guarda essa dica e aproveita pra experimentar durante sua viagem!!

Perrin é uma forma amistosa de chamar um amigo.

¨Una Piscolita Perrin?¨


UMA SOPA QUENTINHA

Pode estar aquele calor de derreter ou o típico frio do inverno, o chileno ama uma sopa. Algumas mais elaboradas como as famosas Cazuelas de Vacuno ou de Pollo ou aqueles simples caldos de se fazer em casa. Uma sopinha sempre cai bem.

Até mesmo por isso, diversos restaurantes oferecem como entrada uma sopinha para alegrar seus clientes. No verão pode aumentar o calor hahaha, mas no inverno é uma ótima pedida.

El tiempo está para una cazuela: Aquí tienes la receta de uno de ...

REGGAETON PARA BAILAR

Se existe um estilo de música que chileno escuta com muita frequência é o Reggaeton. Com seus ritmos contagiantes é difícil ficar parado. Tanto nas rádios como nas baladas esse é o estilo de música mais tocado. Luis Fonsi, Maluma, Nicky Jam, Bad Bunny e Ozuna são alguns cantores famosos de Reggaeton. Então, se você gosta de dançar, as principais baladas chilenas tocam o famoso Regaeton.

Reggaeton Disco Mix 2019 (Ozuna, Anuel AA, Bad Bunny Daddy Yankee ...

O PÃO DE CADA DIA

O que não pode faltar na mesa de um chileno é Pão. Integral, baguete, marraqueta, hallulla, pan pita e pan amasado são alguns de diversas opcões de pães que você encontra no mercado. A variedade de pães é bem grande, tendo como a mais procurada e consumida – Marraqueta. O chileno não pode ficar sem um pão, mas o difícil são os quilinhos a mais.

habitos chilenos


SISMOS E TERREMOTOS

O Chile é o segundo país mais sísmico do mundo, perdendo apenas para o Japão. Mas fique tranquilo hahah. Todas as construções do país são projetadas e construídas sobre sistema anti sísmico, ou seja,  balança mas não cai.

Mesmo assim, os chilenos costumam dormir de pijama, sempre mantendo uma lanterna funcionando e de fácil acesso e as saídas da casa sempre livres em casos de que haja um terremoto pela madrugada e tenham que sair de suas casas. Esse é um dos hábitos chilenos que não é muito divertido néh!

habitos chilenos

E então, o que você achou sobre os hábitos chilenos? Colocaria algum em sua rotina, achou algo muito estranho?

*

E como anda os preparativos pra sua viagem? Precisa de mais dicas sobre o Chile?

Então aproveita. Tem vídeo no canal com DICAS DE SOBREVIVÊNCIA que você precisa saber para viajar pro Chile. É só clicar aqui.

No blog também tem tudoooo o que você precisa com todooos os detalhes. É só acompanhar. Assim fica fácil viajar para o Chile!

Espero que gostemm!

Beijooss 🙂

Posts que podem te interessar :)

FRUTAS TÍPICAS DO CHILE

Laíse Mesquita

PRODUTOS CHILENOS DIFERENTES NO MERCADO

amandacasale

DEZ RAZÕES PARA VIAJAR AO CHILE

luamariaa

COMO ALUGAR APARTAMENTO EM SANTIAGO DO CHILE?

godinhobruna

10 COMIDAS TÍPICAS DO CHILE

Laíse Mesquita

PREÇO DE DRONES NO CHILE

luamariaa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: