Image default
PERU

ROTEIRO PELO NORTE DO PERU

O Peru, é reconhecido mundialmente por Machu Picchu, cidade arqueológica dos incas, ou pelas cidades de Lima e Cusco. E por isso outros pontos turísticos peruanos acabam sendo menos visitados. Como é o caso do norte do Peru, onde há belas cidades que contam a história e cultura do país.

Cidades que tem atrações como pirâmides, sítios arqueológicos, ruínas antigas e sarcófagos. Além desses atrativos, no norte do Peru há outros tipos de atividades e passeios como por exemplo: praias, mirantes, termas e lagunas. Para que possam desfrutar de tudo isso montei para vocês um roteiro pelo norte do Peru. Vamos conhecer?


1. CHICLAYO

Chiclayo, também conhecida como Capital da amizade, é uma cidade completa. Primeiramente por ser um importante ponto de confluência comercial entre a costa, a serra e a selva peruana. Portanto é uma metrópole com o espírito tranquilo provinciano, com uma arquitetura espanhola. Segundo, por suas numerosas atrações milenares com seus diversos sítios arqueológicos e museus. Como é o caso do Museu Tumbas Reales de Sipán que exibe um impressionante acervo da cultura Moche. Só para exemplificar: jóias em ouro e prata decoradas com pedras turquesa e lápis-lazúli.

Igualmente à esse museu, há o Complexo Arqueológico de Huaca Rajada onde fica a tumba do Senhor de Sipán. Essa última foi encontrada somente em 1987.

Em terceiro lugar, por ser repleta de paisagens e ambientes naturais, pontos turísticos para aqueles amantes da natureza e de esportes radicais. Como por exemplo a Praia Pimentel onde se encontram os Caballitos de Totora, que nada mais são que embarcações feitas com uma planta aquática de lá.

Com toda a certeza, Chiclayo é a cidade com mais pontos turísticos a serem visitados no norte do Peru. Além desses já citados, anote aí para não esquecer nenhum: Passeio das Musas, Parque Principal de Chiclayo, Praias de Chiclayo e Povoado de Monsefú.

Ah! Também o Mercado das Bruxas, que é um típico mercado de produtos naturais, místicos e xamânicos, o Museu do Palácio Municipal e as Pirâmides de Túcume.


2. CAJAMARCA

O Norte do Peru é repleto de histórias, lendas e magias! Nesse sentido, a cidade de Cajamarca se sobressai especialmente por ter sido palco do fim do Império Inca. Cada esquina de suas ruas parecem explicar perfeitamente essa viagem no tempo.

Além de todo peso histórico da chegada dos espanhóis, Cajamarca também conta com impressionantes ruínas arqueológicas de seu antigo povo. Só para ilustrar: as Ventanillas de Otuzco – complexo funerário pré-inca, e o Baños del Inca que são termas de águas riquíssimas em minerais e que era o local predileto do Imperador Atahualpa.

Inclua também na sua lista de pontos turísticos da cidade que você deve ir: centro histórico da cidade, Igreja de San Francisco, Belén (o antigo hospital espanhol), Catedral de Cajamarca (construída com rochas vulcânicas).

Também o Quarto do Resgate, local em que o líder Inca Atahualpa foi preso e traído pelas tropas espanholas de Pizarro. E por fim, o Mirante de Santa Apolônia e Cumbemayo, região com enormes pedras, petróglifos e considerada um santuário natural.


3. TRUJILLO

Trujillo ou Cidade da Eterna Primavera, também é uma amostra da esplêndida arquitetura colonial peruana. Por suas ruas, destacam-se edifícios como a Catedral, o Palácio Arcebispal, a Igreja da Companhia e o Monastério de El Carmen.

Além desses, você não pode esquecer de visitar a Plaza de Armas, o Complexo el Brujo e o sítio arqueológico em que foi descoberto uma mulher mumificada batizada de A Senhora de Cao. Seu corpo ainda conserva pele, unhas, cabelos, dentes e incríveis tatuagens, pois o embalsamamento impediu a decomposição da jovem.

E Huacas del Sol e da Lua que são duas grandes pirâmides de barro construídas pelo povo Mochica. Esplêndido! Em suas paredes podemos observar diferentes desenhos coloridos que representam ao Ai-apaec Degollador, deus principal da cultura Mochica.


4.CHAN CHAN

A apenas dez minutos de carro de Trujillo está Chan Chan, a maior cidade de barro da América, construída há 700 anos pelos Chimús. O lugar é um imenso labirinto de muralhas de doze metros de altura decoradas com figuras geométricas e seres mitológicos.

A cidade que é a área de 200 hectares que restou dessa cultura antiga foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1986.

Essa cultura milenar pode ser vista também no Huaca El Dragón. Conhecido como Arco Íris – é um monumento construído em adobe há 1.100 anos. O local tem em suas paredes talhadas, gravuras de um ser bicéfalo com inúmeras patas e bocas abertas de onde sai um suposto arco-íris. Na loja de artesanato desse complexo arqueológico também, pois é lá que o artesão Angel Tamay Vargas, de 82 anos, reproduz as curiosas peças de cerâmicas zoomórficas e antropomórficas do antigo povo.

Além disso, atualmente na estrutura da cidade é possível distinguir as ruas, casas, praças, depósitos, oficinas e um verdadeiro centro urbano pré-hispânico que albergou aproximadamente 100 mil pessoas.


5. HUARAZ

A 3.000 metros de altitude e seis horas ao norte de Lima está Huaraz. Essa é A CIDADE para os aventureiros de plantão, pois proporciona uma experiência única entre as paisagens mais lindas e incríveis do norte do Peru. Caminhadas por montanhas nevadas, lagos azuis, glaciares e cenários rochosos.

O Parque Nacional de Huascarán, fica cravado em plena Cordilheira Branca, como centro das principais atrações da região. Por lá é possível explorar centenas de lagoas naturais formadas pelo degelo dos vales. Entre todos os cenários magníficos do parque se destacam as extraordinárias Lagunas 69, Querococha e Llanganuco.

Depois de deslumbrar a natureza no Parque, não deixe de passar no Centro Histórico de Huaraz, no Sítio arqueológico Chavin de Huantar e Glaciar Pastoruri, bem como nos povoados de Huaraz: Recuay, Catac e Ticapampa.


6. ROTA CHACHAPOYAS

Chachapoyas é cultura antiga da civilização amazônica pré-histórica que habitou por séculos o norte do Peru. A rota Chachapoyas se inicia em Chiclayo e termina em Cajamarca.

Nesse trajeto você verá os sítios arqueológicos que são famosos pelo nome: sarcófagos de Karajia. Conhecerá os vales, montanhas, cachoeiras e cavernas, pois a região é repleta delas.

Por fim, inclua na sua lista de passeios os Rio Marañón e Cânion de Utcubamba; Cachoeira de Gocta, o Povoado de Cocachimba, a Caverna de Quiocta, e o Sitio arqueológico de Kuélap conhecido como o Machu Picchu do norte do Peru.


INFORMAÇÕES GERAIS PARA SUA VIAGEM

COMO CHEGAR? Tem vôos que partem de Lima e ônibus que partem de Trujillo – a viagem dura cerca de 3 e 4 horas.

Entre as cidades recomendo irem de ônibus ou carro (nessa última opção, sigam pela Estrada Panamericana Norte).


____ Estrada Panamericana Norte

Reserve pelo menos DUAS SEMANAS para conhecer todo o norte do Peru, passando por cada ponto que falei aqui. E não esqueça de colocar na mala: blusa corta-vento e sapatos fechados (tênis/botas), pois eles te darão maior conforto nos passeios.


Uma vez que seu roteiro pelo norte do Peru já está pronto, só falta decidir quando irá conhecer todos esses maravilhosos lugares peruanos.

Estão com dúvidas? Fale comigo aqui.

Por fim, aqui tem descontos de seguro viagem e de hospedagem no air bnb.

Beijos e até a próxima!

Posts que podem te interessar :)

VALE SAGRADO DOS INCAS

alinesenasantana

VIAJAR SOZINHO AO PERU, E AGORA?

adrianaestevesdossantos

COMO EVITAR O MAL DE ALTITUDE

adrianaestevesdossantos

MOTIVOS PARA IR AO PERU

Laíse Mesquita

APLICATIVOS ÚTEIS PARA SUA VIAGEM AO PERU

Laíse Mesquita

10 BEBIDAS TÍPICAS PERUANAS

grazycris

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: